Kombat Inset  Erva Santa cx com 12
×
Kombat Inset  Erva Santa cx com 12
Kombat Inset Erva Santa cx com 12
De: R$ 264,00
Por: R$ 192,00
As vendas desta loja estão temporariamente desativadas.
Muitas pessoas não gostam de insetos e aracnídeos, mas a verdade é que eles são um dos grandes responsáveis pela manutenção do equilíbrio ecológico em nosso mundo. Nisso, fica a pergunta: até que ponto inseticidas e outros produtos do tipo não podem estar causando mais do que a morte destes animais, mas também a destruição de todo o planeta?
Parece exagero, mas atualmente estamos enfrentando um dos maiores problemas ambientais do século: a possível extinção das abelhas. E não é só das abelhas africanas (as mais conhecidas) que estamos falando, mas de muitas espécies, que muitas vezes chegam a polinizar uma única espécie de planta. Ou seja: extingue-se a abelha e extingue-se também sua parceira botânica. Além disso, há o problema da agricultura. Gramíneas como trigo e arroz são polinizadas pelo vento, mas leguminosas e árvores frutíferas precisam de polinizadores para se reproduzir. Assim, se mais espécies de abelhas se extinguirem, nós também podemos ir junto.


Muitas espécies de abelhas correm risco de extinção e
culpa é dos inseticidas. Fonte: Envolverde
No geral, uma boa solução para o problema é a agricultura orgânica que não utiliza venenos em sua produção. Assim, pessoas como nós podem contribuir através do consumo de produtos orgânicos. Outra solução é buscar alternativas a qualquer tipo de veneno, afinal, mesmo quando usados em casa, eles param no chão e em nossa pele e, depois de lavados, vão parar na água, causando grande impacto ambiental.
Mas sem inseticidas, como fazer? Muitas pessoas tentam solucionar o problema com os repelentes. Além de eficientes, eles ainda evitam a morte do animal, os quais também têm o direito à vida! Vale lembrar que insetos e aracnídeos, muitas vezes, não agradam tanto quanto ursos pandas, mas eles têm um papel importante na natureza e tornam-se pragas pelo próprio uso indevido do meio-ambiente pelo ser humano. Assim, nós somos os responsáveis pelo problema e não eles.


Há formas bem mais naturais, éticas e saudáveis de se
lidar com os insetos. Fonte: MaríliaEscobar
Infelizmente, entretanto, muitos deles podem trazer doenças e é por isso que temos que aprender a viver com alguns, mas ajudar a repelir outros. Por fim, há de se pensar que o controle populacional daqueles que se tornaram pragas tem que ser realizado, mas para isso existe uma solução ética e ecológica: o controle biológico, que ficará para um p´roximo post.
Por agora, vamos nos concentrar em como repelir insetos de nossa casa e depois podemos tentar buscar soluções de como controlar o excesso populacional.

Plante citronela
A citronela é um mato muito parecido com a erva cidreira ou capim limão, por isso, se você já possuir capim limão plantado, plante a citronela em lugar separado. Se confundida, o chá da citronela é tóxico e pode causar mal-estar, por isso, tenha cautela e atenção.